Como surgiu as perucas?

Resultado de imagem para gif perucas
Sempre gostei de saber de onde as coisas vieram. Quem teve a ideia de criar, e como surgiu. E desde desse post que eu fiz, fiquei curiosa pra saber da história da peruca. Embora hoje em dia ela seja usada para a caracterização, antigamente ela era sinônimo de elegância e de prestígio; já foi sinal de status.

As perucas surgiram por necessidade de se proteger do frio e por questões higiênicas. Os egípcios eram especialistas em fazer cabelos falsos, tanto para homens quanto para mulheres. Assim como os turbantes, as perucas deixavam a cabeça fresca, protegendo-a do sol.
Para poder usar perucas, os cabelos deveriam ser curtos ou raspados. Geralmente, o topo era feito de cabelos encaracolados, e as laterais, de um conjunto de plantas. De acordo com pesquisadores, as primeiras perucas eram feitas com crina de cavalo e de bode. O acessório era adorado pelas mulheres romanas e gregas que, em grande parte, desejavam ser loiras, já que a maioria eram morenas. Mas não era só as mulheres que amavam, as perucas era o orgulho dos homens. Um cavalheiro distinto não poderia aparecer em público sem estar usando uma. A falta dela, em algumas classes sociais, era considerada até ofensiva.

Imagem relacionada
O século XVII é relacionado à época de ouro das perucas. Reis famosos como Luís XIII e Luís XIV, da França, e Carlos II, da Inglaterra, eram adeptos do acessório que, aos poucos, se tornou um objeto de prestígio entre a nobreza e uma das mais importantes peças do estilo masculino da época.

Nos Estados Unidos, em 1675, o preço das perucas era tão caro, que isso gerou uma onda de ladrões de peruca. Em 1700, elas passaram a adornar também as cabeças de serventes, militares e comerciantes. Eles podiam escolher entre vários estilos, comprimentos, enrolados ou rabo-de-cavalo. Acredita-se que o uso das perucas entrou em declínio com a Revolução Francesa, ocorrida em 1789, que rompeu com vários costumes da antiga nobreza. Hoje em dia, a peruca ainda é utilizada em ocasiões formais, como nos tribunais criminais da Inglaterra.

Em 2007, lorde Phillips of Worth Matravers disse que as perucas, usadas por profissionais britânicos da área jurídica desde o século XVII, não seriam mais necessárias em casos civis ou de família, mas apenas em tribunais criminais. Para se ter uma ideia, uma peruca para uso em tribunais chega a custar mais de US$ 3 mil, hoje algo em torno de R$ 6 mil.
E desde então as perucas tem sido cada vez mais requisitadas, seja para usar em uma festa a fantasia, ou em alguma apresentação de teatro, ou até levantar a auto-estima de quem está passando por um tratamento contra o câncer. 
E tem uma loja online que vende perucas belíssimas. A Lux Hair tanto vende perucas de cabelo humano, como sintéticas. E como no momento o corte de cabelo preferido está sendo o long bob, na loja tem uma coleção de perucas nesse corte com uma variedade de cores, uma mais linda que a outra. Inclusive a peruca rosa bob é a minha preferida. Porém se você não curti muito, a loja oferece outros tamanhos e cortes. 

Aproveita porque a loja está com frete grátis, mas corre porque é por tempo limitado. Além do mais, a loja é segura e ainda oferece $15 de desconto como boas vindas. E não só vende perucas, mas também vende apliques e extensões. Passa lá pra conferir, e me fala nos comentários se você sabia da história da peruca.

CONVERSATION