Como surgiu as perucas?

Resultado de imagem para gif perucas
Sempre gostei de saber de onde as coisas vieram. Quem teve a ideia de criar, e como surgiu. E desde desse post que eu fiz, fiquei curiosa pra saber da história da peruca. Embora hoje em dia ela seja usada para a caracterização, antigamente ela era sinônimo de elegância e de prestígio; já foi sinal de status.

As perucas surgiram por necessidade de se proteger do frio e por questões higiênicas. Os egípcios eram especialistas em fazer cabelos falsos, tanto para homens quanto para mulheres. Assim como os turbantes, as perucas deixavam a cabeça fresca, protegendo-a do sol.
Para poder usar perucas, os cabelos deveriam ser curtos ou raspados. Geralmente, o topo era feito de cabelos encaracolados, e as laterais, de um conjunto de plantas. De acordo com pesquisadores, as primeiras perucas eram feitas com crina de cavalo e de bode. O acessório era adorado pelas mulheres romanas e gregas que, em grande parte, desejavam ser loiras, já que a maioria eram morenas. Mas não era só as mulheres que amavam, as perucas era o orgulho dos homens. Um cavalheiro distinto não poderia aparecer em público sem estar usando uma. A falta dela, em algumas classes sociais, era considerada até ofensiva.

Imagem relacionada
O século XVII é relacionado à época de ouro das perucas. Reis famosos como Luís XIII e Luís XIV, da França, e Carlos II, da Inglaterra, eram adeptos do acessório que, aos poucos, se tornou um objeto de prestígio entre a nobreza e uma das mais importantes peças do estilo masculino da época.

Nos Estados Unidos, em 1675, o preço das perucas era tão caro, que isso gerou uma onda de ladrões de peruca. Em 1700, elas passaram a adornar também as cabeças de serventes, militares e comerciantes. Eles podiam escolher entre vários estilos, comprimentos, enrolados ou rabo-de-cavalo. Acredita-se que o uso das perucas entrou em declínio com a Revolução Francesa, ocorrida em 1789, que rompeu com vários costumes da antiga nobreza. Hoje em dia, a peruca ainda é utilizada em ocasiões formais, como nos tribunais criminais da Inglaterra.

Em 2007, lorde Phillips of Worth Matravers disse que as perucas, usadas por profissionais britânicos da área jurídica desde o século XVII, não seriam mais necessárias em casos civis ou de família, mas apenas em tribunais criminais. Para se ter uma ideia, uma peruca para uso em tribunais chega a custar mais de US$ 3 mil, hoje algo em torno de R$ 6 mil.
E desde então as perucas tem sido cada vez mais requisitadas, seja para usar em uma festa a fantasia, ou em alguma apresentação de teatro, ou até levantar a auto-estima de quem está passando por um tratamento contra o câncer. 
E tem uma loja online que vende perucas belíssimas. A Lux Hair tanto vende perucas de cabelo humano, como sintéticas. E como no momento o corte de cabelo preferido está sendo o long bob, na loja tem uma coleção de perucas nesse corte com uma variedade de cores, uma mais linda que a outra. Inclusive a peruca rosa bob é a minha preferida. Porém se você não curti muito, a loja oferece outros tamanhos e cortes. 

Aproveita porque a loja está com frete grátis, mas corre porque é por tempo limitado. Além do mais, a loja é segura e ainda oferece $15 de desconto como boas vindas. E não só vende perucas, mas também vende apliques e extensões. Passa lá pra conferir, e me fala nos comentários se você sabia da história da peruca.

CONVERSATION

10 comentários:

  1. Gostei de saber a historia, engraçado pensar que servia para proteger do sol, pq devia era dar um suadouro no couro rsrs

    Beijos
    Camila

    www.sejabelissima.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já sabia que eram os egípcios os pioneiros no uso de perucas,mas nunca tinha imaginado que era pra proteger do sol. Eu confesso que acho as laces as coisas mais lindas,se eu tivesse cabelo curto usaria sempre.
    Bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir
  3. Oie, td bem?
    Amei o post porque além de não saber, estamos sempre usando coisas que não sabemos de onde vieram, etc...
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Thalita,
    Eu não conhecia essa história das perucas, achei bem interessante.
    Bom domingo!
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber sobre isso! Acho as perucas super legais e adorei a dica de lojinha.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Gostamos de conhecer a historia de como e quando surgiu as perucas. Vamos dar uma olhada na loja.

    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Achei bem interessante, eu não tinha ideia de como haviam surgido!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. Super interessante, adorei!!

    https://little-cherry-wine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Essas perucas coloridinhas são uma graça! <3 <3 <3

    ResponderExcluir