Mitos&Verdades: Cabelo


> Usar bonés e prender o cabelo pode agravar a queda: EM TERMOS. Se usado com o cabelo úmido, o boné ou elástico pode aumentar a proliferação de fungos, agravando a queda. Usados com parcimônia, sem estarem apertados e com os cabelos secos, não há problema. 

Dormir com o cabelo molhado facilita a queda: VERDADE. A umidade dos fios facilita a proliferação de fungos e, consequentemente, a queda de cabelos. 

O cabelo cresce mais durante a gravidez: VERDADE. Estimulado pelos hormônios, o cabelo cresce mais durante a gravidez. 

O estresse estimula a queda capilar: VERDADE. Assim como todo o organismo, o cabelo também sofre com o estresse. Cada pessoa sente e expressa os efeitos do estresse em áreas diferentes do organismo. Porém, normalmente, a perda de cabelo por conta disso não é definitiva e ele voltará a crescer. 

Cortar os cabelos na lua cheia aumenta o seu volume: MITO. É uma falsa ideia, baseada nas culturas agrícolas e no princípio de que o que é bom para as plantas seria bom para os cabelos.

Os cabelos crescem mais rapidamente no Verão: VERDADE. O sol estimula a produção de algumas hormonas como a melatonina, que estimulam a estrutura capilar, acelerando o crescimento dos cabelos.

Se um fio branco for arrancando, outro nascerá com a cor natural: MITO. O cabelo fica branco quando as células próximas das raízes não conseguem fabricar o pigmento melanina, que dá cor aos fios. Em geral, a presença de cabelos brancos é uma condição geneticamente determinada. 

A água do mar é boa para os cabelos oleosos: VERDADE. Sendo na medida certa, tanto a água do mar como o sol ajudam a diminuir a oleosidade, mas não interferem na queda. 

Cortar regularmente evita a queda: MITO. O cabelo curto modifica o visual, mas não influi na queda. Os fios são um pouco mais grossos na base, perto da raiz, do que na ponta, o que pode deixar o cabelo mais volumoso, temporariamente, depois do corte. 

A caspa favorece a queda: VERDADE. A caspa se caracteriza por uma oleosidade excessiva no couro cabeludo, seguida por inflamação e depois descamação. A inflamação produz uma vermelhidão e atinge as camadas superficiais do couro cabeludo. Já a descamação pode variar de finas escamas à intensa. Esse processo inflamatório, mesmo sendo superficial, pode acabar atingindo as células tronco do cabelo, podendo acelerar a perda capilar quando não tratado adequadamente. 

Alguns esportes danificam os cabelos: MITO. Atividades esportivas só trazem benefícios. Atletas com tendência à calvície ficarão calvos, independentemente do esporte ou atividade física. Os esportes aquáticos podem ressecar os cabelos, mas é só recorrer aos processos de hidratação e revitalização dos fios para mantê-los saudáveis e brilhantes.

Lavar os cabelos todo dia aumenta a queda: MITO. Na verdade, a lavagem apenas ajuda a soltar os fios que já estão em fase de queda e que vão cair de qualquer forma. Vale lembrar que existem fases em que o cabelo cai mais e em outras menos - elas integram o processo natural de renovação capilar. 

Retirar um fio de cabelo branco faz nascer dois: MITO. Na verdade, o processo de iniciação de cabelos brancos começa com o avançar dos anos. Quando se descobre o primeiro fio branco, depara-se com vários outros que apareceriam de qualquer forma.

Deixar creme hidratante nos cabelos por várias horas melhora a hidratação: MITO. O excesso de tempo de exposição aos cremes hidratantes aumenta a oleosidade dos cabelos, deixando-os sem brilho. O ideal é passar o creme longe da raiz e no tempo correcto.

Alguns desportos danificam os cabelos: MITO. Os indivíduos que tiverem tendência à queda de cabelos, terão independentemente do desporto que pratiquem. Nos que praticam natação, o uso de toucas protege o cabelo da agressão do cloro.

Algumas coisas confesso que eu não sabia =S

Espero que vocês tenham gostado! 

Beijos ;*

CONVERSATION