Dicas para o Enem


A palavra Enem parece bem assustadora, inclusive se você tiver no 3º ano, onde rola muitas pressões: qual faculdade escolher, qual curso escolher, muitas matérias para estudar... E fica pior ainda se for a primeira vez que você vai fazer a prova. Então eu resolve fazer esse post para passar um pouquinho da minha experiência.  

1º Estudo
A parte mais tensa é parte dos estudos. Uma prova com tantas questões pode cair muita coisa, e ficamos em dúvida do que estudar. Primeiro eu aconselho a começar a estudar a matéria que você tem mais dificuldade. Peça a ajuda para as pessoas que entende da matéria. Se você ainda tiver estudando(na escola), fica melhor ainda. Uma coisa super importante é fazer resumos e esquemas das matérias, ajuda bastante a memorizar, e você aprende mais rápido. 
Organizar o seu tempo para o estudo é fundamental. Se você não tem esse hábito de estudar, comece aos poucos. Eu já ouvi médicos dizerem que dormir depois de estudar é super importante para a mente se revigorar. 

Existe vários meios para você estudar:

E com tudo isso, fica melhor ainda se você montar um grupo de estudos. Assim cada um pode ajudar a tirar a dúvida do outro, e sem falar que fica muito mais legal estudar com os amigos, né? 

O terror do Enem é a redação. Muitas pessoas tem dificuldade e acham um bicho de sete cabeças. Ok. No começo é assustador, e principalmente se você tiver uma enorme dificuldade. Mas eu trouxe umas dicas que vai te ajudar:
  • A habilidade de escrever pode ser desenvolvida se você praticar bastante: escrevendo resumos das matérias, fazendo pequenos textos e lendo bastante. 
  • Quando você já tiver em um nível melhor, comece a escreve redações de vários temas, tanto temas que você goste, como aqueles que você tem dificuldade. 
  • Pesquise sobre os temas que você tem dificuldade. 
  • Conteúdos da atualidade são cobrados no enem, então, sempre leia jornais, sites e telejornais, para ficar por dentro das notícias.   

Ao fazer uma redação, procure saber a opinião dos outros. Mostre sua redação para os professores, amigos, os pais, tios... Enfim, para todo mundo e saiba o que eles pensam sobre o assunto. É muito importante conhecer os outros pontos de vistas, porque trocar ideias ajuda você a ter mais facilidade de se expressar. 
SUPER IMPORTANTE: Não se esqueça que na redação do enem você deve apresentar uma solução ao problema. Ou seja, você deve falar sobre as consequências, a importância, explicar as razões, procurar levantar causas e dar o seu ponto de vista do que você acha sobre o tema. Nunca diga que uma cultura é melhor do que a outra, ou fale mal do Brasil. 

2º Seu corpo 
Não se preocupe só com os estudos. Existe um outro item, que muitas pessoas não dão importância, que é o corpo. Tenha certeza que ser sedentário não vai te ajudar nem um pouco a passar na prova. Então, procure fazer exercícios, nem que seja leves, para aumentar a sua capacidade de produção. Não se esqueça que uma alimentação saudável também é super importante. Beba bastante água e tenha uma ótima noite de sono. Além de tudo isso, não se esqueça de relaxar. Isso mesmo, relaxar. De vez em quando, é bom você ir ao cinema, passear um pouco, ir ao teatro... Ter um tempo onde você possa relaxar a sua mente. 

3º O básico
  • Veja o local da prova antes. Muitas pessoas não dão importância a isso, e infelizmente muitas não fazem a prova porque chegam tarde. Faça o trajeto e veja qual ônibus vai pegar, o tempo que leva (levando em conta que no dia o trânsito vai tá horrível) e o tanto que você vai andar. 
  • Leve água e comida. Você pode achar que não, mas as vezes dar fome na hora. 
  • Use roupas confortáveis e leve um casaco caso faça frio. 
  • Depois que você ver o tempo que você leva para chegar no local da prova, saia mais cedo que naquele horário para você ter certeza que vai chegar a tempo. 
Bom, essas foram as minhas dicas. Eu sei que o post ficou um pouco grande, e também sei que muitos não vão ler. Então se você ainda não se escreveu no enem, corre porque ainda dar tempo. Ah! E uma ultima dica: se você faz o 1º ano do ensino médio eu aconselho você a fazer a prova, porque quando chegar no 3º ano, você vai ter uma certa prática e a probabilidade de você passar é maior. E se você tiver no 3º ano e for a sua primeira vez um recado: fique calma. Se você não passar não tem problema. No outro ano tem outra prova. Eu sei como é a pressão, mas, ficar nervosa, e achar que vai ser o fim do mundo se não passar, não vai ajudar em nada. O bom dessa prova é que ela acontece todo ano.  

Falei demais, né? hahaha Espero que vocês aproveitem as minhas dicas. 

CONVERSATION

4 comentários:

  1. Adorei o post, o ano passado fiz o ENEM e foi bem cansativo, tive bastante ajuda dos professores.
    O enem é cansativo e não um bicho de sete cabeças, ver vídeos me ajudou bastante!
    Gente, foco na redação, ela me ajudou entrar na facul *-*
    Beijos, blog lindo *-*

    http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse é um momento MEGA importante, temos que dar toda atenção do mundo, um ano de muita dedicação que nem sempre dá certo ): Eu vou prestar vestibular pela segunda vez, pois ainda não consegui o que eu queria. Mas vai dar tudo certo no final, adorei as dicas.

    www.viciadaembeaute.com.br
    Fan Page

    ResponderExcluir
  3. ótimas dica para quem vai prestar o concurso
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    Lembrando que tem sorteio no blog, participe:)

    ResponderExcluir
  4. Oi lindinha, amei seu blog, vou voltar aqui mais vezes haha Beijinhos <3
    Reformei meu blog, o antigo Rock e Chic agora é Glam Look >>> http://glamlookblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Instagram

Segue aí!